Sexta Dimensão , O que está havendo com a blogosfera atualmente? , Blogosfera ,

O que está havendo com a blogosfera atualmente?


Desde os primórdios da internet, os blogs foram presentes na rede. Começaram como sendo simples diários para as pessoas compartilharem sobre suas vidas e gostos. Mas o que está havendo com a blogosfera atualmente? A gente sabe que com o avanço das redes sociais como Facebook, Twitter, Tumblr, etc, eles foram perdendo essa essência de diários, compartilhamento de gostos e informações úteis e se tornaram cada vez mais comerciais. Podemos perceber isso com a fama crescente de várias blogueiras.

Pra chegarmos nisso, passamos das fases dos diários, dos blogs clichês de moda e dos blogs de tutoriais (quem nunca deu uma passadinha no Cherry Bomb?) e atualmente nos grupos de Facebook destinados à blogueiros observamos que dúvidas em relação à parcerias com lojas estão cada vez mais presentes, além de uma enxurrada de posts com o propósito rápido de divulgação. Acreditem ou não, ao clicarmos em alguns desses links, nos deparamos com posts mal escritos, uma meia dúzia de frases e as vezes só um direcionamento pro canal do Youtube da pessoa. 

Isso confirma o apelo comercial que os blogs tem hoje em dia. E não é pra menos, já que a criação de um simples blog mudou a vida de muita gente. Entretanto, algo de errado não está certoO que mais se vê entre blogueiros - principalmente no Instagram - são os denominados digital influencers (influenciadores digitais). Alguns, sem influência alguma, se auto denominam assim, o que é bem sem sentido. A sede pra atingir a fama e ser considerado um "influenciador" subiu a cabeça de muita gente. Quem é você pra dizer que é influenciador digital?


Apesar de tudo, os blogs não morreram. Pasmem, eles estão firmes e fortes. E sim, ainda tem gente que lê blogs. Mesmo com o apelo comercial citado, não quer dizer que o conteúdo de muitos desses blogs seja ruim. Ainda encontramos vários blogueiros com um conteúdo maravilhoso e sincero, sobre diversos assuntos. 

Mas e aí, o que o futuro aguarda para os blogs? Acredito que mesmo com as mudanças que ocorrem e que continuarão a ocorrer, os blogs ainda sobreviverão e sempre vai haver um espaço na internet para os nossos cantinhos.

Recomendo: 

👉 Blogosfera: A importância e o maior erro de comentar outros blogs
👉 Como criar um “influenciador” e ganhar rios de dinheiro das marcas

6 comentários:

  1. Eu acredito que a essência desses blogs ainda não morreram, existem mais de 250 milhões de blogs por todo o mundo, é meio que irrelevante afirmarmos que eles estão perdendo a essência (mesmo tendo em mente de que você não generalizou, utilizou o recurso que está a sua volta). O meu blog é dividido entre o comercia e o pessoal, sempre gostei de trazer o público para perto de mim, agora mesmo dei inicio a newsletter de marketing de conteúdo e tá sendo ótimo e posso afirmar que o meu público nunca foi tão apegado a mim quanto agora. Os blogs não estão perdendo a essência, mas sim, estamos sendo atingidos cada vez mais por essa onda comercial e profissionalizada.

    Beijos do Deivy!
    www.blogdodeivy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Também vejo muitos blogueiros na busca incansável por parceiros, tem uns com dias de vida e já querem ganhar muito dinheiro com isso.
    Estou perto de completar um ano do meu blog e já me apareceu uma proposta de anunciante, mas não me motivei a aceitar, coloquei o adsense no começo do ano.
    Espero sim ser reconhecido por causa do blog, mas não entrei nessa para "ganhar dinheiro fácil" e sim para levar conteúdos úteis a sociedade...

    Gostei da sua reflexão, já tinha visto outras pessoas fazendo a mesma indagação, e não foi só no Brasil. O triste é ver essa sede por dinheiro e a pessoa lança artigos de qualquer jeito, cheio de erros e nem atendem ao público.

    Um forte abraço pra você...

    Sandro
    debatech.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Vejo muitas blogueiras que mal tem um ano de vida em blog/canal/insta doidas por parceria. É insano.
    Eu estou na blogosfera desde 2004 então, já vi muitas mudanças.
    Mas essa, confesso, está se tornando a pior de todas.

    Tudo gira em torno do comercial, não há mais debates como antes, troca de comentários....agora é só "só comento no dela se ela comentar no meu" e as vezes nem lê o post ou nem vê o vídeo.
    É o desespero por faturar, ganhar 'brindes' das parcerias tomando conta.
    Isso tudo me desanima bastante.


    www.pergaminhosnamesa.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Yuri, tudo bem ?
    Teu blog me lembra aqueles de antigamente, e gostei da tua escrita!
    Sobre o post, ele ficou maravilhoso.
    Também acho que os blogs de antigamente não morreram.
    Também sou da época do Cherry Bomb, um os melhores blogs de html!
    Gostava também do Pequena Garota e do The Moon Reverse.
    Meu primeiro blog que eu entendi que era sério, era de Html.
    Sinto falta também dos blogs estilo diário, onde os autores se conectavam de um jeito melhor com os leitores.
    Depois de uns anos tudo virou números, valores e visualizações.
    Sinto falta da época que ter um público mesmo que pequeno te acompanhado, já fazia o nosso dia.
    Sinto muita falta dessas emoções, e lembranças de antigamente!
    Só espero que as coisas não piorem ainda mas daqui uns anos!

    Tenha uma semana ainda mais abençoada!
    xoxo, Pam!

    https://palomari.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Querendo ou não influenciamos pessoas com os nossos posts, mas acho muito nada haver esse povo que se alto denomina.
    Fui em evento de blogs esse mês e me surpreendi com o tanto de gente que se denomina "blogueiro" e nem blog tem. Fora que ao invés de ir pro evento pra fazer amizades e tals vão só atras de brindes.

    Beijos
    camilaporai.com.br

    ResponderExcluir
  6. Influenciadora digital, eu? Tô fora haha meu objetivo na internet não é influenciar ninguém não!

    Seu texto me lembrou um pouquinho de um que eu fiz anos atrás. Acho que algo deu errado pelo caminho, e os blogs se tornaram meio mecânicos, sem muito sentido o.O Felizmente ainda tem lugarzinhos como o seu por aí!

    ResponderExcluir